Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Riacho Vera Cruz -Tema de trabalho para desfile cívico da EMPAL

TRABALHO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ASCENDINA LUSTOSA- VERA CRUZ/RN- TURMAS DE 2º ANO - PROFESSORAS: Célia Ramos, Denise André e Nelsivânia Xavier


Riacho Vera Cruz “Ontem e Hoje”
Pequeno córrego faceiro que deu início à povoação local e cedeu seu nome para a cidade! Fonte perene de vida, onde a fauna e a flora andavam em harmonia!
No começo de tudo, com suas águas límpidas e transparentes, servia como fonte de sustentação da comunidade que à suas margens fez morada, dando início à localidade que hoje abriga 10.646 habitantes, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2010.
Do seu leito de areia branquinha, podia-se beber, tomar banho, lavar roupas pescar e viver de maneira simples e saudável. As crianças faziam de suas águas um parque aquático natural. As lavadeiras preferiam deixar suas roupas branquinhas na limpidez do pequeno filete de água.
As primeiras propriedades locais eram fazendas de criação de gado, cujo pioneiro no ramo foi o senhor Antônio de Vasconcelos. Ali, os animais podiam usufruir da fonte fresca do Riacho e os peões, que lidavam com o gado, refrescavam seus corpos no pequeno ribeirão a fim de aliviar o cansaço pelo dia de trabalho árduo!
Com o avanço da população e do progresso, o Riacho Vera Cruz, também conhecido como Levada do Coqueiro, teve suas águas poluídas e hoje, no trecho urbano, já não há mais vida! Seu leito se estreitou com o assoreamento causado pela erosão e escassez da mata ciliar. O lixo, jogado pela própria comunidade e os esgotos públicos e particulares, despejam seus resíduos fétidos em suas águas, impedindo assim que sua vida continue. Mas, há quem acredite que basta uma boa dose de educação para que a vida volte a reinar e que o Riacho Vera Cruz possa realmente mostrar à nova população, que faz juz à sua fama e à sua história.

Texto de: Célia Ramos

Representação do Riacho Vera Cruz: antes e Depois

Representação do Riacho Sujo

riacho limpo


Eu

desfile na rua

pequena lavadeira

eu e Denise

Representação dos criadores de gado

professora Denise

as duas fases do riacho


riacho sujo


riacho limpo


professora Nelsivãnia




eu e as lavadeiras de roupa